Pesquisar
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Ilha de Anhatomirim – Governador Celso Ramos

Ilha de Anhatomirim – Governador Celso Ramos

A lha de Anhatomirim está situada na baía norte da ilha de Santa Catarina e pertence a Governador Celso Ramos. Nela está localizada a Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim uma importante atração turística. É uma ilha rochosa de 4,5 hectares de extensão e rica em biodiversidade, principalmente marinha, já que muitas estrelas do mar, golfinhos e outros peixeis habitam as 3 praias que localizadas na ilha. O seu nome que vem do tupi tem o significado “Ilha do Pequeno Diabo” ou “pequena toca do espírito mau”.

Ilha de Anhatomirim – Governador Celso Ramos
Ilha de Anhatomirim – Governador Celso Ramos
Ilha de Anhatomirim – Governador Celso Ramos

HISTÓRIA 

Historicamente, a Anhatomirim é um dos primeiros locais do sul brasileiro a ser ocupada pelos colonizadores europeus, os portugueses. Os portugueses tinham interesse em defender Floripa de invasões de outros países, principalmente da Espanha. Então foram criadas quatro grandes fortalezas, sendo a Fortaleza Santa Cruz de Anhatomirim a primeira.

Assim surgiu a primeira função da Ilha: servir de defesa do litoral catarinense com seus diversos canhões e soldados. Função essa que não foi bem sucedida, inclusive, foi invadida e ocupada por pelo menos 8 meses por espanhóis.

Até que um tratado entre Portugal e Espanha, devolveu a ilha para os portugueses com a condição de não ser usada mais como base de guerra. Durante a Guerra do Paraguai (1865 até 1870), surgiu sua outra função: presídio. 

Assemelhando-se à Ilha de Alcatraz, foi uma prisão por diversas vezes ao longo da história por ser isolada da civilização e difícil de escapar. Também foi ocupada por rebeldes durante a Revolução Imperialista (1892 até 1895) contra o presidente da época, até que então os rebeldes foram presos e executados no local, aproximadamente 170 pessoas.

Posteriormente no século 19, a Fortaleza serviu de sanatório para doenças contagiosas e epidemias, fiscalizando as embarcações que chegavam e também sendo usada de quarentena para os enfermos. Na Segunda Guerra Mundial, recebeu armamentos e foi ocupada militarmente, porém, logo após o fim da guerra foi desativada. Finalmente, durante a década de 70 a ilha foi recuperada e hoje é um dos principais pontos históricos e turísticos do Brasil.

Ilha de Anhatomirim – Governador Celso Ramos
Ilha de Anhatomirim – Governador Celso Ramos
Ilha de Anhatomirim – Governador Celso Ramos

FORMA DE ACESSO À ILHA DE ANHATOMIRIM

Pode-se chegar a esta ilha por meio de escunas, que fazem passeios marítimos na região, partindo de diferentes pontos:
Centro de Florianópolis: embaixo da Ponte Hercílio Luz e  Trapiche da Beira Mar Norte;
Norte da Ilha: Praia de Canasvieiras e Sambaqui;
Próximo de Floripa: Governador Celso Ramos.

O passeio dura seis horas e o valor depende da empresa que está fazendo o passeio.

Horário de Funcionamento:

Baixa temporada (de abril a novembro): diariamente das 9h às 17h.
Alta temporada (de dezembro a março): diariamente das 9h às 19h. As embarcações poderão atracar na ilha até as 18h.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.