Pesquisar
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro

Museu Histórico Nacional – Rio de janeiro

O Museu Histórico Nacional, criado em 1922, é um dos mais importantes museus do Brasil,reunindo um acervo com cerca de 258 mil itens, entre objetos, documentos e livros, e sendo uma instituição de produção e difusão de conhecimento. O conjunto arquitetônico que abriga o Museu desenvolveu-se a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro.

Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro
Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro
Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro

O conjunto arquitetônico que abriga o Museu desenvolveu-se a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro.

ARQUIVO HISTÓRICO

O arquivo histórico do Museu Histórico Nacional é formado por coleções, a maioria de caráter privado, que abrigam 55.600 documentos iconográficos e manuscritos, importantes para a história do Brasil. 

ARQUIVO INSTITUCIONAL

Com 250 metros lineares de documentação variada, o Arquivo Institucional é fonte de pesquisa sobre a história do próprio MHN, dos museus no Brasil, da história política e administrativa da cultura no país. 

EXPOSIÇÕES

Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro
Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro
Museu Histórico Nacional - Rio de Janeiro

VISITAÇÃO

O acervo aberto à visitação se divide em várias exposições, permanentes e temporárias. Entre as exposições permanentes estão:

  • O “Pátio dos canhões”, que guarda a coleção de canhões do museu e reúne exemplares de Portugal, Inglaterra, França, Holanda e do Brasil;
  • “Oreretama”, é dedicada à presença dos povos indígenas no país, desde o passado mais remoto até os dias atuais.
  • A exposição “Portugueses no Mundo” mostra o processo de colonização e seus desdobramentos econômico-culturais, compondo-se de peças ligadas à navegação, às culturas de cana-de-açúcar e café, à mineração, à chegada da corte portuguesa no Brasil.
  • “A Construção do Estado” procura retratar a Independência do Brasil, o período imperial e à imigração do século XIX, entre outros assuntos relacionados à essa época;
  • “A Construção da Cidadania” apresenta um panorama da história do país, desde a Proclamação da República até a história contemporânea.
  • A exposição “Do Móvel ao Automóvel: transitando pela História”, que mostra 29 peças como cadeirinhas, carruagens e berlindas. 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Terça a Sexta-feira das 10h às 17h30, Sábados, Domingos e Feriados das 13h às 17h.

Observações: Aos domingos a entrada é franca. As exposições temporárias poderão ter horários e valores de ingressos específicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são assinados com *