Pesquisar
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Parque Nacional Chapada Diamantina Bahia

Parque Nacional da Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um paraíso para os fãs do ecoturismo e do turismo de aventura. A região, de onde faz parte o Parque Nacional da Chapada Diamantina, oferece atrações e atividades capazes de manter facilmente o viajante ocupado por um mês. Será impossível se sentir entediado nesse exuberante cenário entre belas cachoeiras, poços de águas transparente, grutas com formações raras e trilhas por paisagens grandiosas.

Parque Nacional Chapada Diamantina Bahia
Parque Nacional Chapada Diamantina Bahia
Parque Nacional Chapada Diamantina Bahia

FAUNA E FLORA

A vegetação mais comum da Chapada é o campo rupestre, encontrado sobre afloramentos rochosos. Apesar das plantas rasteiras, é um dos ecossistemas mais ricos do mundo, superando a diversidade de espécies encontradas na Floresta Amazônica. Tem alto grau de endemismo e variedade florística. Orquídeas, bromélias e sempre-vivas dão um show à parte. As aves são presença marcante e revelam preciosidades dentre os mais de 300 tipos, como o beija-flor-gravatinha-vermelha, espécie exclusiva da Chapada Diamantina, que reside em áreas superiores a mil metros de altitude. Os répteis e mamíferos também integram a fauna regional, a exemplo de macacos, grandes felinos e tamanduás.

Parque Nacional Chapada Diamantina Fauna e Flora - Bahia
Parque Nacional Chapada Diamantina Fauna e Flora - Bahia
Parque Nacional Chapada Diamantina Fauna e Flora - Bahia

VISITAÇÃO

O controle de visitação ainda está em desenvolvimento, sendo realizado em alguns locais, como a Cachoeira da Fumaça, em geral durante feriados prolongados. É possível conhecer os principais atrativos do Parque Nacional da Chapada Diamantina a partir de localidades como Lençóis, Mucugê, Andaraí e do Vale do Capão. O acesso se dá, na maioria das vezes, por meio de caminhada. Vale lembrar que o PNCD não concentra todas as belezas da região. Muitos lugares famosos estão localizados ao seu redor, como os Poços Azul e Encantado, o famoso Morro do Pai Inácio e diversas grutas, a exemplo da Lapa Doce.

Lembre-se: é necessário contratar um guia para ter acesso à maioria dos atrativos naturais.

Gostou? Deixe seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são assinados com *