Pesquisar
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Parque Nacional da Serra da Canastra

Parque Nacional da Serra da Canastra

O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, e foi criado em 1972. Dentro do parque está localizada a nascente histórica do rio São Francisco, no município de São Roque de Minas. O Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a “borda da Mata Atlântica” e o “início do Cerrado”, com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos gaviões e espécies ameaçadas de extinção como o pato mergulhão e o tatu-canastra.

OBJETIVO

O grande objetivo da criação do Parque foi a proteção das nascentes do rio São Francisco, o curso d’água mais conhecido que brota no imenso chapadão em forma de baú ou canastra. A Serra da Canastra é uma espécie de berçário de rios situado bem no divisor de duas bacias hidrográficas: a do rio Paraná e a do rio São Francisco. 

Parque Nacional da Serra da Canastra
Parque Nacional da Serra da Canastra
Parque Nacional da Serra da Canastra

MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR 

O Parque Nacional da Serra da Canastra pode ser visitado o ano todo, porém, a época ideal para visitação é de abril a outubro, pois o tempo está menos chuvoso, facilitando o acesso às atrações e tornando os passeios mais agradáveis.

Nos períodos chuvosos, fique atento às possibilidades de trombas d’água e às condições das estradas.
Ocasionalmente, em casos de incêndios florestais, a unidade de conservação pode ser fechada à visitação.

ACESSO

O caminho mais usado é a MG-341, via Piumhi. São 58 km até São Roque de Minas e mais 7 km até a Portaria São Roque, a principal do parque. Além dela, há outras três portarias: no município de Sacramento, no distrito de São João Batista e no acesso à parte baixa da Casca d’Anta, em São José do Barreiro. 

Parque Nacional da Serra da Canastra
Parque Nacional da Serra da Canastra
Parque Nacional da Serra da Canastra

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Todos os dias, de 08 às 18 horas, sendo que a entrada nos atrativos é permitida até as 16 horas, ou, em horário de verão, até as 17h.
Velocidade de tráfego nas estradas: 40 km/hora.
Visitas guiadas com condutores credenciados podem ser realizadas entre as 5:00 e 21:00 horas. Consulte relação de condutores disponíveis nesta página.

Gostou? Deixe seu comentário:

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são assinados com *