O Parque Nacional da Serra da Canastra é um dos mais importantes parques nacionais brasileiros, e foi criado em 1972. Dentro do parque está localizada a nascente histórica do rio São Francisco, no município de São Roque de Minas. O Parque protege um cenário de rara beleza, sua vegetação de transição entre a “borda da Mata Atlântica” e o “início do Cerrado”, com predominância de Campos de Altitude que abrigam inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado. Alguns do animais são o lobo guará, o tamanduá-bandeira, o veado-campeiro, diversos gaviões e outras espécies ameaçadas de extinção.
Uma curiosidade é que seu nome Serra da Canastra, a princípio é assim por ser no formato de um baú.(Canastra é um tipo de baú antigo).
OBJETIVO
O Parque Nacional foi criado com a finalidade de dar proteção das nascentes do rio São Francisco, o curso d’água mais conhecido que brota no imenso chapadão em forma de baú ou canastra. A Serra da Canastra é uma espécie de berçário de rios. Visto que está situado bem no divisor de duas bacias hidrográficas: a do rio Paraná e a do rio São Francisco.



MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR
O Parque Nacional da Serra da Canastra pode ser visitado o ano todo, porém, a época ideal para visitação é de abril a outubro, pois o tempo está menos chuvoso, assim facilitando o acesso às atrações e tornando os passeios mais agradáveis.
ACESSO AO PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CANASTRA
O caminho mais usado é a MG-341, via Piumhi. São 58 km até São Roque de Minas e mais 7 km até a Portaria São Roque, a principal do parque. Além dela, há outras três portarias: no município de Sacramento, no distrito de São João Batista e enfim, no acesso à parte baixa da Casca d’Anta, em São José do Barreiro.



HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Velocidade de tráfego nas estradas: 40 km/hora.