Pesquisar
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Parque Nacional de Brasília

Parque Nacional de Brasília

A história de criação do Parque Nacional de Brasília se relaciona diretamente com a da construção de Brasília, constituindo-se em um parque urbano de visitação expressiva ao longo do ano.  Criado em 29 de novembro de 1961, o Parque Nacional de Brasília surgiu da necessidade de se proteger os rios que fornecem água potável à Capital Federal e também de manter a vegetação em estado natural. Sua área de 42.389,01 hectares abrange as regiões de Brasília, Sobradinho e Brazlândia, além do município goiano de Padre Bernardo. 

OBJETIVOS

O Parque Nacional de Brasília possui os objetivos específicos de preservar amostras representativas das formações naturais e processos ecológicos do cerrado do Brasil Central, assim como proteger a fauna, flora e recursos genéticos do cerrado. Está previsto ainda a proteção de sítios históricos como o Peito de Moça, Três Buracos, Estrada Real de Santa Luzia e acampamento da Comissão Cruls.

O objetivo visa também a apoiar a pesquisa científica no Parque para o conhecimento e a proteção dos recursos naturais existentes, assim como o monitoramento dos processos ambientais e antrópicos, gerando parâmetros para o manejo e a mitigação de impactos ambientais.

 

Parque Nacional de Brasília
Parque Nacional de Brasília
Parque Nacional de Brasília

PRINCIPAIS ATRATIVOS

A principal atração do parque são as piscinas que se formaram em poços d’água Às margens do Córrego Acampamento. Essas piscinas surgiram em decorrência da extração de areia feita antes da implantação de Brasília. O Parque dispões de duas trilhas de pequena dificuldade. A Trilha da Capivara com duração de 20 minutos e a do Cristal Água com trajeto que pode ser percorrido em uma hora.

As duas piscinas de água mineral corrente são as principais atrações do Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como Água Mineral. Logo após a inauguração de Brasília, um acordo entre o Ministério da Agricultura e a Novacap permitiu a criação de um viveiro, onde hoje está parte do Parque Nacional, destinado à arborização da cidade.

ONDE FICAR

O turista pode se hospedar em Brasília e aproveitar para admirar a famosa arquitetura da cidade. O parque conta com um museu, auditório e biblioteca. O visitante encontra ainda vestiários e ambulatório na área da piscina.

Parque Nacional de Brasília
Parque Nacional de Brasília
Parque Nacional de Brasília

HORÁRIO DE VISITAÇÃO

O Parque fica aberto à visitação todos os dias, das 8h às 16h com permanência permitida até as 17h.

Para os visitantes com ingressos para entrada mensal a entrada é permitida das 6h às 16h.

Nos feriados da Paixão de Cristo, Finados, Natal, 1º de janeiro e em datas estipuladas pela Justiça Eleitoral para eleições, o parque é fechado à visitação.

2 Comentários para “Parque Nacional de Brasília”

EDILCINEY LOPES PEREIRA
07/10/2019
vou sempre a Brasilia e nao tinha conhecimento da existencia do parque. estou nesse momento no parque do Jalapao no estado do tocantins. Gostaria de saber se há no parque trabalho voluntário? se for lossivel gostria de ser avisado quando esiver aberto algum edital para voluntariado.
Responder
    TourBrazil
    08/10/2019
    Olá Edilciney, obrigada pelo seu comentário aqui na TourBrazil. Respondendo sua pergunta o ministério do meio ambiente tem sim o programa de voluntariado do ICMBio. Volte mais vezes.
    Responder

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são assinados com *