O Parque Nacional de Jericoacoara foi criado em fevereiro de 2002 a partir da recategorização parcial da Área de Proteção Ambiental de Jericoacoara, nos municípios de Jijoca de Jericoacoara e Cruz, no estado do Ceará. O perímetro do parque é de 49 929,4 metros. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Está localizado a 300 km a oeste da capital do estado, Fortaleza. Abriga a internacionalmente conhecida Praia de Jericoacoara.
OBJETIVOS
Proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurar a preservação de seus recursos naturais e proporcionar pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico.



PRINCIPAIS ATRATIVOS
O Parque possui diversos atrativos, que incluem desde a prática de esportes radicais em belas praias e lagoas até a contemplação de monumentos naturais como a Pedra Furada, principal cartão-postal de Jericoacoara. A partir da Vila de Jericoacoara, os turistas têm a oportunidade de realizar diversos passeios para visitar atrativos como o Serrote, a Pedra Furada e a Árvore da Preguiça, além de passeios de canoa pelos belos manguezais do Rio Guriú, para avistamento dos cavalos-marinhos.
Também há a opção de realizar passeios a cavalo pelas praias e dunas do Parque, além de passeios de buggy junto a operadores de turismo locais para conhecer atrativos situados no entorno da unidade, como a Lagoa do Paraíso, Lagoa Azul e Tatajuba.
O QUE FAZER
O lugar é uma maravilha para tomar banho de mar nas belas praias do Parque Nacional, prática de esportes náuticos, como windsurfe, kitesurfe, surfe e Stand UpPaddle, bem como passear de canoa para observação de cavalos-marinhos no manguezal do Rio Guriú, caminhar pelas praias e campos de dunas móveis entre muitos outras legais para fazer.



MELHOR ÉPOCA PARA VISITAR
O parque pode ser visitado durante todo o ano. A época das chuvas se concentra entre os meses de fevereiro e maio, contudo os dias chuvosos são permeados por períodos de sol intenso.
ONDE FICAR
São várias opções distantes no máximo 400 metros da entrada do Parque. A vila conta com hotel, diversas pousadas e camping.
2 Comentários para “Parque Nacional de Jericoacoara”
29/01/2020
29/01/2020