O Parque Nacional de Superagui foi criado em 1989 e está localizada ao norte da Baía de Paranaguá. A 150 km de distância de Curitiba, a ilha pertence ao município de Guaraqueçaba, próximo à fronteira de Paraná com São Paulo. A ilha de Superagui abriga cerca de 700 habitantes que vivem principalmente da pesca.



O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL DE SUPERAGUI
A estrutura para turismo é bem simples, entretanto, a região é tranquila, tem paisagens encantadoras, praias de mar agitado e trilhas ecológicas com observação da flora e da fauna. O parque abriga várias espécies de animais, algumas delas raras ou ameaçadas de extinção. Entre elas estão o papagaio-chauá e o papagaio-da-cara-roxa o mico-leão-da-cara-preta e o jacaré-de-papo-amarelo.
Botos são vistos com facilidade nadando entre os barcos de pescadores atracados em frente à ilha.
TRILHA DA LAGOA
São aproximadamente 3 quilômetros, que ligam o vilarejo à praia deserta. O período entre março e abril é o mais indicado para a observação de pássaros. Nessa época, devido a migração de aves há uma grande diversidade de espécies.
PRAIA DESERTA
Uma praia muito boa para longas caminhadas que pode ser feita de bicicleta. O lugar mostra um cenário único e tem 38 quilômetros de extensão.



COMO CHEGAR
O acesso pode ser feito de Paranaguá ou Guaraqueçaba. O parque tem duas entradas principais, uma pela Comunidade da Barra do Superagui e outra Comunidade de Vila das Peças. O acesso por barco pode ser feito de Paranaguá, em uma viagem em torno de duas horas e meia.