A praia da Ponta do Cururu está localizada na margem direita do Rio Tapajós, seu acesso é somente por via fluvial. Partindo de Santarém, a viagem dura aproximadamente três horas ou saindo de Alter do Chão o tempo é de 15 minutos. De areias brancas e finíssimas, rodeada pela beleza espetacular da Floresta Amazônica, é um paraíso quase ermo. O que deixa os visitantes mais encantados é ver o deslumbrante pôr do sol. Com sorte você poderá ver macacos nas árvores da margem, voos rasantes de gaivotas, tornado a paisagem mais incrível.



“Pôr do Sol Deslumbrante”
Na Praia de Ponta do Cururu não há barracas e qualquer infraestrutura turística. Mas em contrapartida no cair da tarde, o céu límpido ganha cores especiais, valendo muito apena sua viagem.






A Praia Ponta do Cururu tem esse nome por causa de uma formação rochosa esculpida naturalmente em forma de um grande sapo. O lugar é visitado por um breve momento, mas é possível passar o dia e acampar, desde que leve alimentação.
Para pessoas que vão em grupos ou em família, é ótimo para passar o dia desfrutando da tranquilidade e sossego. Na Praia é comum ver a presença dos botos que é, sem dúvida, o mamífero aquático mais conhecido e amado.